Ao contrário do que se costuma imaginar, pequenas lojas também podem oferecer crédito próprio aos seus clientes, especialmente pela proximidade que conseguem obter no relacionamento.
O crediário é uma excelente maneira de estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes, além de oferecer uma forma de pagamento alternativa. Quando aliado a um bom processo de pós-venda, pode trazer excelentes resultados ao negócio.
Já pensou em aderir ao crediário próprio em sua loja? Então, confira as nossas dicas:
1 – Faça análise de crédito
Com um pequeno investimento, você pode fazer parte de um serviço de análise de crédito como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa Experian. Isso lhe dará mais segurança na hora de vender no crediário, além de contribuir para o controle da inadimplência no país.
2 – Tenha um bom sistema de cadastro
Invista na tecnologia para guardar o cadastro dos seus clientes e também para arquivar o histórico de compras e pagamentos. Com esses dados, você poderá controlar com mais assertividade a evolução do crédito. Por exemplo, um cliente que não atrasa suas faturas e compra com frequência pode ter seu limite ampliado. Assim, você aumenta suas vendas.
3 – Previna-se contra a inadimplência
Use ferramentas tecnológicas para lembrar seus clientes alguns dias antes do vencimento da fatura, enviando, por exemplo, uma cópia por e-mail. Também é interessante automatizar uma mensagem de agradecimento quando o sistema acusar o pagamento. Para isso, no entanto, é importante fazer integração do financeiro com a conta bancária.
4 – Conceda facilidades de pagamento que não comprometam seu negócio
Estude aspectos como o número de parcelas para que a sua rentabilidade não seja comprometida. Estabeleça valores para conceder o crédito. Por exemplo, cliente que compra até R$ 300 tem direito a pagamento em X parcelas e clientes que compram acima de R$ 300 podem pagar em Y parcelas. Balanceie o custo-benefício com o bem-estar do cliente.
5 – Tenha um bom plano de cobrança
Esteja ciente de que haverão casos de atrasos ou não pagamentos. Administrar este risco requer também uma uma boa estratégia de cobrança, que evite perdas ao negócio ao mesmo tempo em que retenha o cliente. Você pode, por exemplo, começar com o envio de um e-mail relembrando o não pagamento, depois partir para uma ligação e, em seguida, enviar um cobrador no endereço do cliente. Em último caso, é interessante ter parceria com uma empresa de recuperação de crédito.
6 – Use o crediário para estimular a retenção do cliente
Conceda descontos aos clientes que pagarem o boleto na sua própria loja. Assim, eles visitarão o estabelecimento e isso aumenta as chances de comprarem mais. Use o crediário como um meio de atrair e reter os bons clientes, como um programa de fidelidade. Faça com que os clientes que pagam pelo crediário da loja se sintam únicos.
Para ter o controle do crediário, realizar a cobrança com eficiência e evitar a inadimplência é recomendado usar um sistema para gestão da loja. Experimente o Hiper grátis e descubra na prática os benefícios do software no gerenciamento do seu varejo.
Gostou das dicas? Você já possui um crediário próprio ou está pensando em montá-lo? Conte para a gente nos comentários!