1. Aposte em embalagens diferenciadas
O primeiro contato do cliente com a sua marca é visual. Nesse sentido, ter embalagens diferenciadas, que representem sua padaria e os valores da empresa, é muito importante.
Segundo estudo realizado pela Nielsen, o tamanho e o tipo da embalagem são responsáveis por 24% das decisões de compra. Por isso, para gerenciar uma padaria de sucesso, não basta investir em um produto de qualidade. É preciso se preocupar também em como ele vai ser entregue ao seu consumidor.
O primeiro ponto a ser observado na embalagem é: ela é fácil de ser transportada? Lembre-se que o consumidor, muitas vezes, não vai consumir seus produtos na padaria.
É importante, então, que o embrulho preserve as características do item e seja fácil de ser levado. Um visual alinhado com a identidade da sua padaria também é importante, assim como a conveniência. Embalagens que possam ir direto para o freezer ou micro-ondas costumam encantar os clientes.
2. Conheça bem seu público-alvo
Um dos passos mais importantes no caminho para se tornar uma padaria de sucesso é conhecer seu público-alvo. Saber quem são as pessoas que mais compram no estabelecimento, além de seus gostos, desejos e necessidades, permite que você faça adaptações essenciais para seu negócio vender mais e melhor.
Há algumas formas de fazer isso: por meio de pesquisa com os consumidores mais fiéis e, até mesmo, pela observação dos hábitos da sua clientela. Analise os produtos com mais saída e aqueles que ficam muito tempo parado no estoque.
Descubra os hábitos de consumo dos clientes e veja quais serviços poderiam deixar a vida deles mais fácil e agradável.
Caso a sua padaria se localize em um bairro com alta concentração de idosos, por exemplo, por que não implantar um serviço de entrega em domicílio para que eles não precisem se deslocar para consumir seus produtos?
3. Diversifique seu mix de produtos e serviços
Foi-se o tempo em que o consumidor ia a alguma padaria apenas para comprar um pão quentinho. Ter sempre uma fornada do produto saindo continua importante, mas, para se destacar em um mercado cada vez mais complexo, é importante ir além e oferecer opções para seus clientes.
Tendo em mente quem é seu público-alvo, busque diversificar o mix de produtos oferecido para, assim, conseguir não só atender às necessidades do seu cliente, como também surpreendê-lo.
Ficar atento às mais importantes tendências para padarias é ponto fundamental para o crescimento do seu negócio. A alimentação saudável, por exemplo, é uma preocupação cada vez mais presente na vida das pessoas.
Segundo a consultoria Euromonitor, nos últimos cinco anos, as vendas dos produtos tradicionais tiveram crescimento de 67%. Já o consumo de itens considerados saudáveis cresceu 98% no mesmo período.
Considerando os dados, por que não investir em uma linha de pães integrais e outros acompanhamentos mais leves? Ao acompanhar as tendências, você não só agrada seus clientes, como aumenta suas chances de conquistar novos consumidores.
4. Procure fornecedores de qualidade para seus produtos
Independentemente de tendências e variedade de itens, uma coisa é certa: os clientes buscam produtos de qualidade. Por isso, para ter uma padaria de sucesso, o cuidado com a escolha dos fornecedores é essencial.
Assim como acontece em negócios de outras áreas, buscar preços competitivos é muito importante. No entanto, tenha cuidado para o valor do produto não interferir em sua qualidade.
Fique atento ao que acontece no mercado e não deixe de observar o que a concorrência direta vende, assim você tem a certeza de que está oferecendo para seus consumidores o melhor produto possível.
5. Tenha atenção à mão de obra
A equipe pode ser o ponto fraco de uma padaria. Isso acontece porque, muitas vezes, a rotatividade da mão de obra é grande, podendo comprometer o atendimento. Para não ter problemas nessa área, fique atento à contratação do seu time.
Busque funcionários realmente comprometidos e alinhados com a missão, a cultura e os valores da sua empresa, que tenham disposição para respeitar regras (como as práticas higiênico-sanitárias, por exemplo).
Treinamento é outro ponto importante. Para oferecer o melhor atendimento, é muito importante que o time conheça bem os produtos que são vendidos.
Assim, o funcionário tem a possibilidade de recomendar para o cliente o pão mais adequado ao que ele busca, itens complementares e serviços que possam realmente atender às suas necessidades.
6. Diferencie-se
Para alcançar o sucesso, é preciso se destacar. Por isso, não deixe de observar o que seus concorrentes diretos estão fazendo — produtos vendidos, promoções realizadas, serviços que oferecem para os clientes. Ao saber o que os outros fazem, você pode ter ideias realmente originais, que conquistem seus clientes.
Uma padaria de sucesso não é feita apenas com paixão. É preciso aliar todo o amor que você tem pelo seu negócio com as melhores práticas de gestão.
Com essas dicas, fica mais fácil aliar a qualidade dos seus produtos às técnicas que o ajudarão a se diferenciar e a se sobressair em um mercado cada vez mais competitivo.
Fonte: Massa Madre Blog