Produto parado é dinheiro que não entra para o fluxo de caixa da empresa. Se atente às dicas que separamos para você evitar que isso aconteça.
Na hora de adquirir as mercadorias ou insumos necessários para o próximo período, as empresa prestam muita atenção no preço pago por essa aquisição. Mas, é importante também dar atenção ao que acontece após a entrada deste material, no estoque da empresa. Produto parado ou pouco utilizado precisa se transformar em dinheiro que entra para o fluxo de caixa.
Para auxiliar nesta gestão, separamos algumas dicas que ajudarão os seus colaboradores gerirem de forma mais eficiente os produtos estocados na empresa:
1 – Saiba quando é hora de queimar o estoque:
Quando o fluxo de saída de um produto diminui, fique atento. Ele pode estar ocupando espaço de produtos de maior rotatividade. Neste caso, é importante compreender o momento de liquidar os estoques parados. O “respiro” adquirido com o valor da venda que agora entra na empresa poderá ser a chave para aquirir mais produtos altamente vendíveis.
2 – Garanta a padronização do seu controle de estoque:
Produtos podem representar mais de 60% dos custos de uma empresa, portanto, devem ser cuidados rigorosamente. Garanta padrões de controle de estoque, com a implantação das fichas de estoque, por exemplo. Elas garantirão a consistência de cada ação executada em seu inventário, com informações cruciais para uma posterior conferência.
3 – Implante o sistema de inventário rotativo:
Estabeleça um período para que uma certa quantidade de produtos seja conferida em seus sistema de controle e em seu inventário físico. É importante saber se os números “batem”, identificando e investigando possíveis “furos de estoque”.
4 – Tenha em mãos o controle de movimentação de cada produto:
Isso fará com que as suas aquisições sejam certeiras, baseadas nas entradas e saídas reais do produto. Afinal, só é possível compreender a quantidade correta de produtos a serem adquiridos se ponderada a rotatividade do mesmo.
5 – Saiba negociar com os seus fornecedores:
Um segredo também para manter o estoque em dia não é somente conferir a possível falta do produto no inventário, mas também saber qual o melhor preço e data de entrega dos produtos adquiridos. Sabendo isso, ficará mais fácil negociar uma data de entrega ideal com o seu fornecedor. Também priorize fornecedores versáteis, que se adaptem às necessidades de sua empresa em caso de urgência na entrega de determinados produtos.
Controlando tudo o que entra e sai, fica ainda mais fácil construir um negócio de sucesso! Para mais dicas, acompanhe o nosso blog. Vamos acelerar ainda mais o seu negócio.