CT-e NF-e Notícias Sefaz
nfe

Saiba tudo sobre o fim do emissor gratuito

A partir de 1º de janeiro de 2017, varejistas terão que procurar novas opções para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe). Isso porque o Programa Emissor Gratuito, disponibilizado pela Secretaria da Fazenda de São Paulo (SEFAZ-SP), será descontinuado.

A novidade pegou muitos lojistas de surpresa, que consideraram a mudança negativa, uma vez que novas adequações deverão ser feitas e com isso trarão custos e despesas decorrentes de novas implementações de sistemas próprios ou personalizados.

Mas o fim do emissor gratuito pode ser a oportunidade de empreendedores investirem em um maior controle do seu negócio, automatizando processos e levando ao dia a dia controles básicos de gestão que possibilitem obter informações em tempo real de estoque, rotinas financeiras e pedidos de compra e venda — tudo de forma integrada e centralizada.

Mas, se você ainda está em dúvida de como gerar oportunidades com o fim do emissor gratuito, acompanhe nosso post e saiba como aprimorar a gestão da sua empresa!

Possibilidade de integrar informações

A boa notícia para quem ainda não se convenceu que o fim dos emissores grátis de CTe e NFe pode ser uma alavanca para a empresa é que a adoção de um software integrado pode ir além da simples emissão de documentos fiscais.

Ao adotar um sistema de gestão, é possível estabelecer uma interface com todos os setores da empresa, o que permite que as informações possam ser integradas e disponibilizadas para os mais diversos usuários.

Ou seja, o que antes exigia a digitação manual de cada documento fiscal, com um software de gestão, é possível importar as notas fiscais dos fornecedores e, com isso, gerar maior agilidades nas rotinas administrativas diárias.

Isso acontece já que arquivo da NFe possui dados completos que passam a alimentar as informações de estoque, compras, vendas, faturas geradas e demais setores. Muito além que uma facilidade, os softwares de gestão oferecem maior precisão nos dados gerados, já que eliminam erros de digitação e interpretações errôneas.

Sistemas que cabem no bolso e atendem as mais diversas necessidades

A grande vantagem de emitir notas fiscais por meio do programa gratuito da SEFAZ era que o todo o processo era oferecido sem custos. Para muitos pequenos e médios empreendimentos, a ideia de adotar um software personalizado ou próprio pode soar como uma grande despesa, mas, acredite, o investimento será revertido em processos mais enxutos e que trazem uma maior produtividade.

Dependendo do tamanho da empresa, é possível encontrar soluções que oferecem ferramentas ideais para seu negócio, com preço de manutenção e instalação bastante reduzidos, transformando-se em uma oportunidade para a sua empresa encontrar opções mais eficientes de gestão contábil e financeira.

Como muitos softwares de gestão são estruturados por módulos, a empresa pode implementar apenas partes do sistema que sejam de seu interesse e, mesmo que o gestor deseje implementar todo o sistema, pode fazê-lo em etapas, para uma melhor adequação da sua equipe.

Entre as principais características de um software integrado se destacam:

  • Maior flexibilidade em responder às constantes transformações da empresa;
  • Facilidade de expansão e/ou adaptabilidade de mais módulos posteriormente;
  • Possibilidade de integrar a dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets;
  • Customização e parametrização.
  • Mais velocidade para emissão de notas

Geração de informações relevantes

Se antes você era obrigado a digitar, manualmente, centenas de dados para a emissão de uma nota fiscal, e em troca nada voltava para a empresa no formato de informações, a partir da adoção de um sistema online, é possível utilizar as informações da nota para a tomada de decisão com dados úteis e relevantes.

Por exemplo, o emissor gratuito da SEFAZ não gerava qualquer tipo de informação sobre quais produtos e quantidades haviam sido compradas ou vendidas, tampouco o saldo daquele item em estoque, o saldo devedor dos clientes, fluxo de caixa. Ou seja, as informações geradas não eram revertidas em dados gerenciais.

A implementação de um software significa muito além de uma adequação às obrigações fiscais, mas uma oportunidade de melhoria dos processos, de redução de custos, de otimização do tempo e, principalmente, da melhoria da eficiência produtiva.

Para saber quais soluções a Fringe Tecnologia tem para substituir o emissor gratuito da SEFAZ entre em contato, temos sistemas para todo tipo de comércio ou industria e sempre com o menor custo do mercado.

Saiba mais sobre nossos sistemas, clique aqui.

Fizemos uma publicação explicando mais sobre o emissor de NFe e CTe, saiba mais clicando aqui.

E aí? Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

5/5 - (1 voto)

Author

Fringe Tecnologia

A Fringe Tecnologia é uma empresa credenciada junto aos principais fabricantes de software voltados a Automação Comercial e atua com soluções sob medida às necessidades de seus clientes.

Escrever um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *