Notícias

Cristiano é dono de uma loja. Ele precisa se preocupar com vendas, estoque e atendimento, mas também tem que dar conta de toda a burocracia necessária para manter o negócio aberto. Afinal, é preciso prestar contas aos órgãos competentes continuamente.

Você é como Cristiano? Não se preocupe! No post de hoje, vamos ajudar com dicas de como fazer a contabilidade da loja. Confira!

1. Registre todas as despesas e receitas da loja

Para fazer a contabilidade da sua loja, você precisa conhecer as despesas e receitas do negócio, ou seja, saber quanto recebe e quanto é gasto. Para isso, é preciso registrar todos os comprovantes de compra e venda, como notas fiscais e extratos bancários.

Aqui, é preciso criar uma rotina de coleta e armazenamento de informações para que nada seja esquecido. Se você trabalha com uma equipe, explique aos seus funcionários a importância dessas informações e forneça instruções de como eles podem colaborar com a área contábil.

2. Crie uma rotina semanal

Ter uma rotina semanal é ideal para facilitar o armazenamento e o controle das informações, sem deixar tudo para o final do mês. Reserve um momento na semana para fazer uma revisão financeira e se certificar de que todas as informações estão sendo registradas.

Você pode criar roteiros e checklists de como essa rotina vai funcionar. Isso lhe permitirá ganhar tempo e não esquecer de nenhum ponto.

3. Utilize um software de gestão financeira

A melhor maneira de armazenar as informações contábeis da sua loja em um fluxo contínuo é utilizando um software de gestão. Em um único programa, é possível conferir relatórios financeiros, fiscais, de vendas e de estoque, por exemplo.

Um software de gestão facilita a administração de contas a receber e a pagar, do fluxo de caixa, de entrada e emissão de notas fiscais, de estoque e outros setores da sua loja. Assim, fica muito mais fácil realizar as duas etapas que citamos anteriormente.

4. Mantenha-se atualizado

Como dono de um negócio, você precisa conhecer minimamente os conceitos básicos da área de contabilidade. Além disso, deve acompanhar as novidades do setor, que também sofre atualizações com o passar do tempo.

Além de se manter atualizado por meio de jornais, por exemplo, aproveite a internet para consumir mais conteúdos como este que você está lendo e faça cursos introdutórios sobre o tema.

5. Contrate um profissional

A contratação de um profissional de contabilidade pode ajudar a lidar com as questões legais da sua loja, mesmo que procure um profissional apenas pontualmente para organizar o seu sistema financeiro. Um contador pode esclarecer todas as suas dúvidas e revisar os seus documentos para certificar que estão de acordo com as necessidades legais.

Fazer a contabilidade da loja é uma das atividades mais importantes de um gestor, já que é preciso prestar contas aos órgãos competentes sobre o funcionamento legal do negócio. Seguindo as dicas acima, será muito mais fácil realizar essa atividade.

Gostou deste texto sobre contabilidade? Aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Conheça nossa solução completa para sua loja,  Sistema de gestão Hiper!

Fonte: Blog do Sistema Hiper!

5/5 - (1 voto)

Author

Fringe Tecnologia

A Fringe Tecnologia é uma empresa credenciada junto aos principais fabricantes de software voltados a Automação Comercial e atua com soluções sob medida às necessidades de seus clientes.