No dia 1º de janeiro de 2016 entrou em vigor a Emenda Constitucional nº 87 de 2015que altera a sistemática de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por conta do ICMS de Partilha entre os Estados. Essa alteração tem um profundo impacto na operação das empresas que fazem vendas para outros estados a consumidores finais, como e-commerces, por exemplo. Uma grande dificuldade que as empresas enfrentam a partir de agora é o cálculo do ICMS que a partir de agora tem que ser dividido entre os estados de origem e destino da mercadoria.
Cálculo Automático do ICMS de Partilha na Planilha do EXCEL (DIFAL)
Pensando nisso, o pessoal da Oobj criou uma planilha do EXCEL que calcula automaticamente o valor ICMS Interestadual e Diferencial de Alíquotas (DIFAL) em uma operação de venda, além de gerar também todas as informações necessárias para o preenchimento correto dos campos de uma NFe de acordo com as últimas atualizações divulgadas pela Sefaz Nacional.
[sociallocker]
[wpdm_package id=’6488′]
[/sociallocker]
Como usar a Planilha no EXCEL
Saiba como usar a tabela:
1
Usar a tabela de cálculo do ICMS de Partilha é muito fácil! Preencha os campos marcados na cor verde (preenchimento obrigatório) e azul (preenchimento opcional) na tabela que está posicionada do lado esquerdo da tabela. Complete os campos com os dados de venda…
2
Pronto! Os resultados do ICMS de Partilha já estarão dispostos automaticamente nos campos em cinza, do lado direito da tabela. Você já tem tudo que precisa para preencher sua NFe de acordo com a nova sistemática do ICMS Interestadual (DIFAL)!