Firebird é um sistema gerenciador de banco de dados. Roda em Linux, Windows, Mac OS, em grandes sistemas operacionais e uma variedade de plataformas Unix. A Fundação FirebirdSQL coordena a manutenção e desenvolvimento do Firebird, sendo que os códigos fonte são disponibilizados sob o CVS da SourceForge.
Se seu sistema usa banco de dados Firebird, saiba como configurar o Firebird para ser executado por todos os núcleos do processador.
Essa dica funciona em qualquer versão do Firebird e é sempre bom fazer todos os testes em seu sistema de teste antes de colocar em produção.
1º Verifique quantos núcleos o processador do computador possui.
Para saber quantos núcleos o processador possui, a dica mais rápida é ir em WIN+R e digitar “msconfig” sem aspas, depois que abrir as configurações do windows, ir na aba “Inicialização do sistema” depois na opção “Opções avançadas”
Para Windows 8, 8.1 e Windows 10 também podemos ver quantidade de núcleos no gerenciador de tarefas, como mostra a imagem a seguir.
Voltando ao Firebird, agora que sabemos quantos núcleos tem nosso processador vamos editar um arquivo de configuração para forçar o Firebird usar os núcleos.
3º Abra a pasta de instalação do Firebird, localize o arquivo firebird.conf, abra o arquivo com o bloco de notas e localize a linha #CpuAffinityMask = 1, apague o caracter “#” e substitua o valor “1” pelo valor informado logo a baixo.
O valor a ser inserido depende de acordo com a quantidade de núcleos do processador de cada máquina, segue lista do valor a ser inserido de acordo com quantidade de núcleos:
- 1 processador deixa como está;
- 2 processadores = 3
- 3 processadores = 7
- 4 processadores = 15
- 5 processadores = 31
- 6 processadores = 63
- 7 processadores = 127
- 8 processadores = 255
4º Salve a alteração feita, feche o arquivo e reinicie o serviço do Firebird, observando se houve alguma mudança no desempenho.
Esta configuração é excelente para computadores ou servidores com maior fluxo de processamento, pois o Firebird trabalha como padrão com apenas um núcleo, se ficar com alguma dúvida deixe seu comentário aqui em nosso blog no final da página.
Até a próxima dica 🙂
Rodrigo FRGJ
11 de junho de 2018boa tarde para processadores de 16 nucleos seria o dobro de 8?
Fringe Tecnologia
12 de junho de 2018Olá Rodrigo, na documentação do Firebird só trata até 8 núcleos, o Sr pode usar a configuração de 8 que já seria uma mudança significativa. Acredito que nao vá melhorar muito de 8 pra 16, a depender do uso do seu banco de dados.
Smaili Amorim
10 de julho de 20232 elevado a 16(quantidade de nucleos) menos 1 = 65.535
Bruno Delfito
30 de novembro de 2018Ola, gostaria de sugerir um tutorial sobre otimização no arquivo firebird.conf, as configuraçõs padrao no 2.5 e 3.0
Abrangindo:
DefaultDbCachePages / FileSystemCacheThreshold / FileSystemCacheSize