Qual é o ticket médio da sua empresa? Você não sabe? Entenda como o indicador afeta diretamente o lucro da empresa. Leia!
Se você não sabe qual é o ticket médio do seu negócio, é bem provável que o planejamento de vendas não seja dos mais eficientes e nem o lucro da empresa esteja totalmente correto.
Vamos mudar esse cenário! Com o ticket médio também é possível avaliar o comportamento de compra de quem adquire o produto da empresa, e isso contribui para, por exemplo, planejar ações mais assertivas para atingir este consumidor.
Continue a leitura e descubra mais impactos para a empresa que não possui um cálculo eficiente do seu ticket médio.
Afinal, o que é ticket médio?
O ticket médio é um indicador bastante utilizado para analisar o aumento ou decréscimo do faturamento bruto em decorrência dos preços que uma empresa pratica comercialmente.
Além disso, o ticket médio permite o planejamento de vendas de uma forma mais eficiente e por consequência, o lucro da empresa também fica mais claro.
Para simplificar, veja esse exemplo: uma loja que venda R$ 50 mil em produtos dentro de um mês para mil clientes, seu ticket médio é de R$ 50,00.
Ao conhecer o ticket médio, fica mais fácil aumentar o lucro da empresa
Pronto, você descobriu o ticket médio! Mas e agora, o que fazer com os números e aumentar o lucro da empresa? Com os dados em mãos, fica muito mais fácil planejar ações, como essas:
- Quais são os produtos que os seus clientes mais compram? Ao obter essa informação, uma ótima sugestão é preparar gôndolas e prateleiras para estimular a compra de outros itens. Desse modo, haverá um estímulo para que o cliente compre mais, aumentando o ticket médio e o lucro da empresa;
- Aumentar o mix de produtos também é uma medida para crescer o ticket médio. O cliente encontra tudo o que precisa no mesmo lugar e deixa seu dinheiro somente “ali”;
- Será que o cliente não está esquecendo de nada? Criar ações que lembrem de itens que o cliente poderia estar esquecendo, é uma boa alternativa para ajudar a aumentar o lucro da empresa. Por exemplo: ao organizar um jantar, o cliente comprou os alimentos que serão preparados. Mas, por que não está levando um bom vinho, refrigerante ou o que mais for oferecer às visitas?
Está vendo por que o ticket médio é um ponto tão importante? Sem ele, fica mais difícil realizar ações como da lista acima. Cada vez que você aumenta esse indicador, está vendendo algo a mais para o cliente e subindo o lucro da empresa.
Mantenha o foco no ticket médio e tenha um “termômetro” das suas vendas
Como citamos, de nada adianta calcular o valor do ticket médio e não fazer nada com o dado obtido. Através dele, é possível acompanhar os resultados das ações, tendo um “termômetro” de cada uma delas. Inclusive, isso vai ajudar nos trabalhos de comunicação e marketing.
Manter o foco no aumento do ticket médio irá também contribuir para o crescimento da empresa. Afinal, pode representar um lucro maior, viabilizando mais investimentos em estrutura e divulgação.
O ticket médio tem um papel muito importante na lucratividade de uma empresa, pois um valor médio que é alto de vendas acaba dissolvendo os custos de cada venda.
Para encerrar, uma pergunta: você faz o monitoramento dos números do seu ticket médio? Como acabou de ler, conhecer o indicador é fundamental para aumentar o lucro da empresa. Pode ser que você esteja perdendo dinheiro ou deixando de ganhar mais por entender que “do jeito que está, está bom”!
Sem o ticket médio, o que (e como) você tem feito para saber se o seu negócio está crescendo e o lucro da empresa aumentando? Conheça nossas soluções para ficar por dentro de tudo que acontece na sua empresa!