Para a prosperidade de um negócio, é imprescindível que os gestores estejam sempre atentos à saúde financeira da organização. Cuidar do fluxo de caixa é uma ação fundamental nesse sentido. É necessário cuidar para que haja uma movimentação positiva, que permita o crescimento e a solução rápida de eventualidades. Para que você possa manter o movimento das entradas e saídas de dinheiro de seu empreendimento da melhor maneira possível, selecionamos algumas dicas. Confira!
5 dicas para melhorar seu fluxo de caixa
1- Observe seu caixa diariamente
Esteja atento às entradas e saídas de seu caixa, isso é a base para o controle do fluxo de caixa. Segundo especialistas, você deve criar uma rotina e verificá-lo diariamente. O acompanhamento da movimentação financeira ajuda a prevenir surpresas e é extremamente importante na hora de realizar planejamentos. Portanto, fique atento!
2- Registre todas as informações
Para que haja um bom controle, você precisa organizar a movimentação de seu caixa. Para isso, registre tudo o que acontece nele. Se possível, adquira um software de gestão financeira. Ao automatizar o gerenciamento financeiro, você perceberá uma otimização nas suas rotinas e um controle mais efetivo de tudo o que acontece no seu fluxo de caixa.
3- Faça um gerenciamento de estoque
Como aumentar as suas vendas, se você não tem um estoque adequado para isso? A falta de produtos faz com que a empresa perca duas vezes: em relação a todos os investimentos feitos para atrair seu público consumidor e na venda propriamente dita. Por isso, faça o gerenciamento de seu estoque e projete suas vendas futuras. O software de gestão financeira também será um bom auxiliar neste processo.
4- Tenha um bom relacionamento com clientes e fornecedores
Ao desenvolver um bom relacionamento com os setores de contas a pagar, a receber e com os clientes de sua empresa, ficará muito fácil abrir canais de comunicação quando houver a necessidade de renegociação e pagamentos antecipados. Com isso, você poderá ganhar uns dias a mais para quitar dívidas, conseguir um desconto ou ter um bom retorno ao fazer uma cobrança. Tudo isso, com certeza, terá impacto positivo em seu fluxo de caixa.
5- Crie categorias para organizar melhor seu fluxo de caixa
Por meio de categorias, classifique suas receitas e despesas. E não tenha medo em criar várias: isso ajudará a não deixar o seu controle financeiro superficial. Segmentar elementos o auxiliará a desenvolver um controle detalhado e completo. Além das categorias, selecione também os centros de custos (locais de onde se originam as despesas). Cada departamento deve ter a sua conta de registro. Com isso, você saberá de maneira clara para onde está indo seu dinheiro.