Uma boa gestão determina o sucesso de uma loja. A direção de um estabelecimento deve se preocupar com alguns aspectos no controle de loja que permitem o alcance dos resultados esperados. Vamos sugerir aqui alguns cuidados que devem ser observados em uma loja e que poderão contribuir com o melhor desempenho de suas atividades.
Antes de aplicar os princípios de controle de loja que iremos abordar nesse artigo, o gestor deverá fazer um trabalho de avaliação do estado de sua loja, reconhecendo suas que a loja tem como vantagens ou desvantagens em relação aos seus concorrentes. Dessa forma, os pontos fortes poderão ser mais bem aproveitados e as debilidades serão desenvolvidas.
Leia atentamente as orientações abaixo, aplique-as na rotina da sua loja e observe a melhora em seus resultados.
Dicas e cuidados básicos para o controle de loja
1 – Saiba como anda o seu estoque
Uma boa gestão de loja é caracterizada por um excelente controle do estoque. O importante é que o gerente não atente apenas para a questão da conferência numérica em si, mas que tenha uma visão mais ampla da importância do seu estoque, projetando a quantidade de peças com as vendas esperadas na temporada. É importante ter um sistema que permita controlar a entrada e saída das mercadorias e que ainda emita relatórios analíticos para apuração dos artigos de maior e menor demanda.
2 – Invista em seu pessoal
Nenhuma equipe é tão boa que não possa melhorar. Treinamento aqui é a palavra-chave. A satisfação do cliente passa pelo bom atendimento, o que só pode ser conseguido quando investimos na capacitação de nossos colaboradores. Observe individualmente cada funcionário e elabore um programa de treinamento que atenda às necessidades específicas do seu grupo. O treinamento poderá ser realizado por setor, de acordo com a natureza da atividade desenvolvida.
3 – Entenda e aprimore o layout da sua loja
O desenho da sua loja deve privilegiar o fluxo dos clientes e o andamento do processo de compra. Para exemplificar, vamos tomar como base uma loja de roupas. O local onde as mercadorias estão dispostas deve estar próximo aos provadores. Após a decisão pela compra, o cliente deverá se dirigir ao caixa, que, além de ser um local de fácil acesso, deverá ter observado em seus critérios a questão da segurança.
4 – Tenha uma atenção especial com a sua vitrine
A vitrine de uma loja é o seu cartão de visitas. É o que liga o interior da loja com o mundo lá fora. A maneira como os produtos são expostos na vitrine pode atrair os clientes ao seu estabelecimento. Por essa e outras razões, é preciso que seja feito um trabalho de excelência nas vitrines. Lembre-se, por exemplo, de que as peças colocadas na vitrine são as primeiras a serem procuradas pela clientela, portanto, não adianta colocar uma mercadoria que não esteja em bom número no estoque.
5 – Atente para os aspectos legais de sua loja
Lembre-se de que sua loja deve ter autorização para funcionar e que todos os documentos que respaldam seu funcionamento devem estar à disposição no local. Não queira resolver todo o controle de loja sozinho: busque a ajuda de um bom escritório de contabilidade para não correr riscos. Uma dica básica é não permitir que nenhum empregado inicie suas atividades sem que esteja devidamente registrado, sob o risco de levar uma multa pesada do Ministério do Trabalho.
Fonte: Blog do Hiper