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Manter seu negócio vivo dentro do mercado é uma tarefa desafiadora, afinal, são vários os fatores que podem levar ao sucesso ou à ruína. Entre eles, fidelizar clientes pode se tornar o grande diferencial para uma poderosa vantagem competitiva.

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A fidelização da carteira de consumidores cria para o gestor uma camada de consumidores leais à sua marca, ao seu produto ou ao seu serviço. Desse modo, além de garantir lucro para a empresa, esses clientes fidelizados fazem propaganda positiva do seu negócio para terceiros.

Quer saber como fazer essa fidelização no seu negócio? Então confira aqui algumas dicas imperdíveis para otimizar sua gestão e esmagar a concorrência!

1. Entenda as necessidades e desejos dos clientes

Colocar um produto na prateleira ou oferecer um serviço em um panfleto não são formas inteligentes de chegar até o cliente quando usados sem um plano. É importante que o gestor entenda as motivações que os levam a adquirir seu produto ou serviço.

Com uma pesquisa de mercado é possível detectar quais os padrões mais comuns entre os consumidores do seu nicho de mercado e, com isso, criar estratégias eficientes.

2. Personalize o seu atendimento para fidelizar clientes

O atendimento é um dos principais diferenciais no processo de fidelização dos clientes, pois, é o contato mais íntimo do consumidor com a loja. Os consumidores esperam que o atendimento seja rápido e eficiente, mas, para encantá-los é preciso personalizar a abordagem.

Uma boa ideia é separar sua carteira de clientes em grupos específicos, como: os de maior renda, os periódicos, os de liquidação, etc. Desse modo, sua equipe estará mais apta e bem treinada para atender aquele grupo.

3. Crie um plano de ofertas especiais

Promoção e propaganda ainda são ótimas ferramentas de ação de marketing para atrair o público em geral, principalmente aqueles que não consomem a algum tempo.

Além de aumentar o lucro da loja, a criação de uma promoção pode gerar alto nível de satisfação para os clientes de seu negócio que saem do estabelecimento satisfeitos em ter saciado seu desejo ou necessidade, aumentando o grau de fidelidade.

4. Cultive a confiança nos seus clientes

Não adianta criar vários planos de atração e realizar promessas sem fim na tentativa de captar o consumidores quando você não é capaz de cumpri-las. A reputação de uma empresa é diretamente proporcional ao nível de confiança que os clientes têm nela.

Sempre cumpra suas promessas e benefícios para, em seguida, realizar um pós-venda com qualidade, perguntando ao cliente como foi sua experiência com o produto ou serviço. Desse modo, receberá informações valiosas para melhorar seu desenvolvimento.

5. Reforce os laços com o consumidor

Existem várias ferramentas disponíveis para o gestor se aproximar do cliente: pode ser por e-mail na internet, SMS, mensagens de carinho em datas comemorativas, newsletters e etc.

Essa aproximação é importante para a fidelização, pois reforça a ligação de consumo e avisa aos consumidores que você está sempre pensando neles a fim de melhorar seu atendimento e seu acervo de produtos.

O caminho da empresa para fidelizar clientes é complexo e bastante subjetivo, por isso, o gestor deve estar preparado para detectar as sutilezas de seus consumidores. Desse modo, será capaz de criar um serviço cada vez mais personalizado.

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Fonte: Blog Hiper!

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Fringe Tecnologia

A Fringe Tecnologia é uma empresa credenciada junto aos principais fabricantes de software voltados a Automação Comercial e atua com soluções sob medida às necessidades de seus clientes.

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